domingo, 4 de agosto de 2013

Dia 14 - A mania de parametrizar tudo

Depois de uma pausa compulsória de cinco dias, devido ao começo do trabalho na Folha, barzinho de despedida do Gilvan e festa de aniversário de um ano do Pedro, voltei hoje à rotina de exercícios físicos. E, como era domingo, foi dia de pedalar pelas ruas de Jundiaí. Além do passeio em si, havia uma outra coisa me deixando louco para sair à rua: um aplicativo para smartphone.

Com essa minha mania de parametrizar tudo, ter um aplicativo GPS para me dar a rota completa ao final do exercício me parecia algo sensacional. E foi mesmo. O MapMyRide, que eu já havia usado incluindo a rota manualmente no PC, funcionou direitinho. Mapeou todos os lugares por onde passei de bicicleta e deu quilometragem - isso eu já tinha com o computador da própria bike - e uma estimativa de gasto calórico. Bacana.

O rolê durou 1h45. Foram 29,98 km até a porta de casa. Hoje, rendi muito melhor em subidas. Estou cada vez mais forte para pedalar e mais confiante de que não vou morrer antes de chegar ao(s) topo(s). Na trilha do Jardim Botânico para o Parque da Cidade, por exemplo, encarei todas as subidas. Não foi fácil, mas foi feito. Na volta dessa mesma trilha, só desmontei na subida de quase um quilômetro que leva até a ponte de madeira. Já tinha pedalado por uma hora àquela altura e sabia que ainda teria mais 40 minutos pela frente. Achei melhor economizar perna.

E a economia valeu a pena. Ter chegado em casa montado na bike foi muito legal. Tive de colocar a marcha 1 e a menor catraca do pedivela. Mas é para isso mesmo que as marchas servem, afinal.

O rolê foi do caralho. Mas passei o resto do dia cansado, pelo efeito de pedalar sob o sol. Adoro pedalar das 11h até a às 13h. Sei que parece idiota, porque é quando o sol está mais forte, mas há algo de transgressor em estar me exercitando no horário em que todo mundo está se preparando para almoçar que me deixa mais satisfeito. Pelo bem de render melhor, no entanto, vou ter de repensar isso. Especialmente a partir da primavera, que logo vai estar dando as caras.

Não sei quando voltarei a correr ou pedalar. A noite de segunda me reserva um amistoso de futebol society no magnífico horário das 23h30 - o que praticamente também inviabiliza fazer algo na manhã de terça. Possivelmente, estarei de volta ao Parque da Cidade na quarta-feira. Esse é o plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário